1º Momento
Tarefa: Realizar um síntese do 1º momento, que deve conter os aspetos positivos e negativos, como devo organizá-lo e um jogo de aprsentação.
Síntese do Primeiro Momento
Aspetos Positivos:
- Criação de empatias/ligações entre alunos e entre professor-aluno;
- Demonstração de confiança;
- Motivação dos alunos;
- Bom fluxo de conteúdos;
- Boa comunicação entre professor-aluno;
- Promoção da integração dos alunos;
- Definição de regras;
- Programação das aulas;
- Definição de personalidades e comportamento dos alunos.
Aspetos Negativos:
- Preconceito/criação de rotulagem;
- Inibição;
- Nervosismo e Ansiedade;
- Discurso Longo e Desmotivador;
- Perda de controlo da aula;
- Transparecer uma imagem errada;
- Não impor limites no comportamento dos alunos e, por vezes, do professor.
Como Organizar o Primeiro Momento
O primeiro contacto que um professor tem com uma turma, pode ser rentabilizado de várias formas e, por isso, deve ser planeado e/ou organizado com antecedência, para podermos retirar o maior proveito do mesmo. Assim, podemos identificar as etapas seguintes:
- Apresentação do professor aos alunos (nome, idade, desporto preferido ou ao qual está ligado, entre outros);
- Apresentação activa dos alunos (jogos de apresentação);
- Definir regras da sala de aula;
- E apresentar o programa de uma forma reduzida.
Jogo de Apresentação
Material: Pares de cartões com imagens ou frases cortadas
Preparação: Preparar pares de cartões, para que, uma vez reunidos, se completem: uma imagem cortada ao meio colada em cada cartão, um provérbio dividido, o título de um livro ou de um filme, um desporto, entre outros. O total de cartões deve ser igual ao número de alunos.
Desenvolvimento: Baralham-se os cartões e distribuem-se pelos alunos. Explicar aos alunos que devem procurar a pessoa que tem o cartão que complementa o seu e colocar-lhe cinco questões para a apresentar ao grupo (nome, idade, naturalidade, desporto preferido, se pratica algum desporto, entre outros). Seguidamente, os alunos trocam de papéis.
Cada aluno deve tomar nota das respostas numa folha. No final, apresenta o colega ao grupo, sem olhar para os apontamentos. O aluno apresentado pode rectificar a informação ou acrescentar alguma observação.