Reflexão Final
Chegando ao final deste semestre pareceu-me por bem realizar uma reflexão final que demonstra-se alguns pontos que, para mim, foram fundamentais no decorrer desta unidade curricular, tais como, os momentos positivos e negativos, o que mais me marcou e como penso que foi a minha prestação durante este semestre.
Começando pelos momentos mais positivos posso fazer referência às primeiras aulas, correspondentes à matéria do 1º momento, às apresentações da história da psicologia da educação, às atividades do professor inclusivo e às aulas que foram dadas por outros professores. Falando mais concretamente de cada um destes momentos, as primeiras aulas foram fundamentais para a integração, interação e participação de todos os alunos nas restantes aulas, pois ao realizarmos todas aquelas atividades propostas pelo professor fez com que conhecesse-mos uns aos outros, visto que alguns elementos da turma não fizeram a licenciatura na nossa faculdade e mesmo os que eram da nossa faculdade ficamos a conhecer melhor porque, falo por mim, nunca tinha falado com alguns, apesar de os conhecer desde o primeiro ano de licenciatura. Estas primeiras aulas também fez com, pelo menos na nossa turma, ficassemos unidos e nos ajudassemos em trabalhos de outras unidades curriculares e até marcarmos um jantar de natal no fim do semestre. Enquanto professores o que podemos retirar destas aulas é que se proporcionarmos atividades parecidas logo no início da aula para além de todos ficarem integrados também promovemos uma maior entreajuda e relacionamento entre todos os alunos.
Relativamente às apresentações da história da psicologia da educação penso que foi um momento muito bem conseguido e fez com que aprendessemos a matéria sem a típica exposição de slides que, para mim, é mais maçador. Eu gosto principalmente de aulas mais práticas em que não estejemos todos a olhar para o professor a falar. Mas isso não foi só conseguido nesta aula, nesta unidade curricular penso que isto foi uma constante, ou seja, o professor tentou sempre dar-nos a matéria de uma forma prática em que conseguissemos captar o mais importante, ensinando-nos também estratégias para utilizarmos no futuro.
No dia em que realizamos as atividades do professor inclusivo, apesar de terem sido muitíssimo importantes foi a minha atividade preferida, não só por ser mais prática e em que tivemos em movimento mas também porque penso que contribuiu bastante para nós termos um pouco a noção de como se sentem as pessoas com necessidades especiais e, assim, transmitir aos nossos alunos que todos têm o direito de aprender e de realizar os exercícios por muitas dificuldades que tenham. Até podemos realizar uma aula parecida com esta para, também, os nossos alunos sentirem um pouco na pele o que é estar do outro lado.
Por fim, as aulas que foram ministradas por outros professores também foram motivantes, principalmente, a aula em que abordamos as autoperceções, que são muito importantes para sabermos como lidar com os nossos alunos mas também porque o professor que a lecionou foi bastante motivante, dinâmico e com situações práticas conseguimos aprender o que o professor nos queria transmitir.
Agora, falando dos momentos menos positivos posso referênciar o facto do professor estar sempre a mudar-nos de grupo e de termos trabalhado com mais ou menos 20 pessoas no trabalho da história da psicologia da educação. Apesar de ser bom trabalharmos com pessoas diferentes não só para nos relacionarmos com os outros mas também para verificarmos se com outros colegas conseguimos trabalhar melhor do que com os colegas a que estamos habituados, tornou-se um pouco cansativo estar sempre a mudar de grupo e, por vezes, podemos calhar num grupo que não se identifique muito connosco. No trabalho com as 20 pessoas foi um pouco confuso e desorganizado por ser tanta gente, em que acabamos por ficar com os mesmo grupos que já eramos da turma e só dividimos tarefas, pelo menos no meu grupo.
Outra estratégia que o professor utilizou durantes este semestre foi fazer com que refletissemos sobre diversos temas e penso que isto foi bastante importante não só para o desenvolvimento da nossa capacidade de reflexão que vai ser essencial para o nosso estágio e profissão mas também para incutirmos isso nos nossos alunos.
A avaliação da unidade curricular, na minha opinião, foi muito bem distribuída pois não tinha muita lógica dar mais cotação à componente teórica depois de tudo o que nós fizemos na prática, nomeadamente os trabalhos e reflexões que fomos realizando, e também porque podemos ter tido um bom desempenho nesses trabalhos, reflexões e ter sido participativos em todas as aulas e chegamos ao exame em que debitamos a matéria e podemos estar nervosos ou mal preparados e deitamos o trabalho de um semestre inteiro para o "lixo", falo por mim é claro.
Relativamente à minha prestação penso que tenha sido participativa, realizei todos os trabalhos e reflexões propostas pelo professor e sempre mostrei entusiamo pelas atividades que realizamos. As dificuldades que senti posso dizer que foram relativas à assimilação de algumas matérias e à concretização de algumas reflexões que não tenho grande jeito para realizá-las.
Para concluir, não falei de sugestões porque criei um espaço próprio para isso.