Professor Inclusivo

 

    Questões sobre este tema:

  • Define por palavras tuas que características deverá ter o professor inclusivo, promotor de saúde, e que quer desenvolver positivamente os alunos.
  • Elenca algumas das estratégias que podem/devem ser usadas por esse professor na sua intervenção.

 

Define por palavras tuas que características deverá ter o professor inclusivo, promotor de saúde e que quer desenvolver positivamente os seus alunos

 

   O conceito de professor inclusivo, promotor de saúde e que desenvolva positivamente os seus alunos, abrange um vasto leque de princípios e características que este deve cumprir ou possuir desde o início. A igualdade de oportunidades, a integração dos alunos na turma, não só os que têm alguma deficiência física ou mental mas também aqueles alunos que são mais introvertidos/tímidos ou mesmo alunos que sejam oriundos de outros países com línguagem e culturas diferentes, entre outros, são tudo características e princípios que um professor inclusivo deve possuir.

    É um professor que deve compreender que todos os alunos são diferentes e que merecem ter as mesmas oportunidades daqueles que possam paracer mais homgéneos, que não o são. Tem que saber adaptar as suas metodologias de trabalho e de ensino aos seus alunos, para que estes consigam progredir e obter o sucesso de igual forma.

    Também, deve impedir que aconteçam situações de discriminação durante as aulas e dentro do recinto escolar, fazendo ver aos alunos que todos são iguais, apesar de pertencerem a países diferentes ou terem algum tipo de limitação física ou mental. Promover a cooperação, entreajuda, interação e competição entre todos os elementos da turma.

    Contudo, também sabemos que nem sempre podemos possuir todas estas características por isso nunca devemos esquecer que, aos olhos dos nossos alunos, somos vistos como um exemplo e que devemos pensar primeiro nas nossas atitudes e nas decisões que iremos tomar e só depois agirmos.

Elenca algumas das estratégias que podem/devem ser usadas por esse professor na sua intervenção.

 

    Algumas das estratégias que o professor pode adotar para que os alunos se sintam integrados nas atividades, podem constar nas seguintes:

  • Primeiro, e como já referi na pergunta anterior, o professor deve adaptar a sua metodologia a cada aluno;
  • Pedir a colaboração de um aluno para ajudar o outro colega a realizar as atividades, se este sentir dificuldades;
  • Realizar circuitos ou estações inclusivas, em que se possa realizar não só atividades que estamos habituados a fazer mas também atividades próprias para pessoas com necessidades especiais, como por exemplo, o goalball, boccia, entre outros, dependendo também do grau e da deficiência que o aluno tiver;
  • Realizar exercícios que desenvolvam mais alguma capacidade e habilidade que deva ser mais trabalhada para que todos consigam atingir os mesmos objetivos;
  • Incentivar os pais e a comunidade escolar a encorajarem os seus filhos a participar nas atividades extra-curriculares ou no desporto escolar, mesmo que os filhos tenham algum tipo de deficiência;
  • Promover ações de formação nas escolas para os alunos, professores e pais, não só teóricas mas também práticas, por exemplo, organizar uma competição em que teriam que incluir nas suas equipas os alunos com alguma deficiência ou mesmo aqueles que não são muito sociáis;
  • Entre outras