Educação inclusiva

 

    Definição da UNESCO:

 

    "A inclusão é vista como um processo que consiste em atender e dar resposta à diversidade de necessidades de todos os alunos através de uma participação cada vez maior na aprendizagem, culturas e comunidades, e reduzir a exclusão da educação e no âmbito da educação. Isso envolve modificação de conteúdos, abordagens, estruturas e estratégias, com uma visão comum que abranja todas as crianças de um nível etário apropriado e a convicção de que educar todas as crianças é responsabilidade do sistema regular de ensino".

 

    A educação inclusiva está associada à educação dos alunos com necessidades educativas especiais, vulneráveis à exclusão e com grande taxa de insucesso escolar, porém não podemos restringir só a este grupo de pessoas.

 

    A escola inclusiva tem como principal objetivo proporcionar a todas as crianças uma igualdade de oportunidades, qualidade de ensino, de aprenderem juntas, reconhecer e responder às necessidades dos alunos, independentemente de estes possuirem alguma dificuldade ou diferênça. A escola deve, ainda, proporcionar aos alunos apoios extra, caso os alunos necessitem, e adaptar os seus recursos, procedimentos, conteúdos e estratégias.

 

    Relativamente a nós professores de educação física não podemos ficar indiferentes a esta problemática, principalmente porque são nas aulas de educação física que muitas vezes se constatam mais esta exclusão ou inclusão de alunos, pois muitos professores para não se estarem a preocupar ou não querem ter mais trabalho excluiem completamente os alunos que possam ter alguma deficiência física, mental ou até ser pouco sociais e por não estarem integrados na turma simplesmente ficam à parte. Isto não pode acontecer, temos que ser os primeiros a tentar combater esta exclusão proporcionando aos alunos as mesmas experiências e oportunidades que os outros que não são excluidos.

 

    A educação física contribui de forma positiva para o crescimento cognitivo, motor, afetivo e social das crianças, por isso é importantíssimo que os professores de educação física consigam fazer com que todos os alunos sintam que têm umpapel importante nas aulas porque isso irá se refletir na sua vida quotidiana e futura. Temos que definir estratégias que façam com que todos os alunos participem, estejam motivados e desenvolvam todas as capacidades que referi anteriormente.

 

     Para ficarem a conhecer algumas das estratégias a que nos estamos a referir podem consultar na parte do portfólio que tem o nome de cada um dos elementos que construiu este portfólio. E se quiserem consultar e ficar a saber mais sobre este assunto consultem os sites ou os vídeos que se encontrar a seguir.

Netgrafia:

 

 

A educação Física Inclusiva numa perspetiva de múltiplas inteligências. Consult 19 de Dezembro de 2011, disponível em https://www.efdeportes.com/efd49/efi.htm
 
A Educação Física perante a Educação Inclusiva: reflexões conceptuais e metodológicas. Consult 19 de Dezembro de 2011, disponível em https://www.rc.unesp.br/ib/efisica/sobama/sobamaorg/EFeInclusaoDavidRodrigues.pdf
 

Dialogando sobre educação, educação física e inclusão escolar. Consult. 19 de Dezembro de 2011, disponível em https://www.efdeportes.com/efd51/educa1.htm

 
Educação Especial. Consult 19 de Dezembro de 2011, disponível em https://www.min-edu.pt/index.php?s=white&pid=634
 
Educação Inclusiva. Consult 19 de Dezembro de 2011, disponível em https://redeinclusao.web.ua.pt/files/fl_68.pdf