Deixa aqui a tua opinião ou o teu comentário sobre esta pergunta.
Desporto, saúde e estilo de vida
Será que o fato de uma pessoa praticar desporto é sinónimo de ter melhores hábitos de saúde e um estilo de vida melhor?
Segundo a conclusão da tese de doutoramento do Professor Doutor Nuno Corte-Real sobre Desporto, Saúde e Estilos de Vida: diferentes olhares, objetivos e subjetivos, sobre os comportamentos dos adolescentes, verifica-se que os jovens que praticam desporto regular revelam melhores consumos de alimentos saudáveis do que os que não praticavam desporto.
Por outro lado, o autor conclui que não existe nenhuma diferença no consumo de tabaco, entre os jovens que praticam desporto e os que não praticam. Quanto ao consumo de bebidas alcoólicas verifica-se que os desportistas consomem mais do que os não desportistas.
Cabe aos professores de educação física, ajudar a combater esta disparidade, e fomentar a educação para que os alunos adoptem bons estilos de vida não só com a prática de desporto, mas sim, conjugando também como o consumo e hábitos de vida saudáveis.
Tópico: Desporto, saúde e estilo de vida
Um jovem desportista terá melhores hábitos de vida do que um não desportista?
Data: 19-12-2011 | De: ABC
Novo comentário
CARTA DE OTTAWA
A Carta de Ottawa é um documento apresentado na Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizado em Ottawa, Canadá, em novembro de 1986. Trata-se de uma Carta de Intenções que busca contribuir com as políticas de saúde em todos os países, de forma equânime e universal.
Esta Conferência foi, antes de tudo, uma resposta às crescentes expectativas por uma nova saúde pública, movimento que vem ocorrendo em todo o mundo. As discussões focalizaram principalmente as necessidades em saúde nos países industrializados,
embora tenham levado em conta necessidades semelhantes de outras regiões do globo.
As discussões foram baseadas nos progressos alcançados com a Declaração de Alma-Ata para os Cuidados Primários em Saúde, com o documento da OMS sobre Saúde Para
Todos, assim como com o debate ocorrido na Assembléia Mundial da Saúde sobre as ações intersetoriais necessárias para o setor.
Para conhecer detalhadamente o que é esta carta, e o que contém, consulte: