Desenvolvimento positivo através do desporto

 

    Para que a criança/jovem consiga progredir positivamente e sem comportamentos de risco para a vida adulta existe uma série de estratégias que nós enquanto professores podemos adotar para contribuir para essa progressão. Para nos auxiliar nesta tarefa existem diversos programas de intervenção que podemos aplicar, desenvolvendo todas as potencialidades em todas as crianças, prevenindo e tratando os fatores de risco e resolvendo "curativamente" os problemas. Um deste programas é o PYD (Positive Youth Development) que é um conjunto de estratégias para ajudar os jovens na transição bem sucedida para idade adulta. E nós podemos ajudá-los através do desporto.

    Através do desporto porque, no geral, os jovens gostam de praticar desporto, é uma atividade dita moral, ajuda a construir competências pessoais e faz parte da nossa cultura desde os nossos antepassados. O desporto tem a componente lúdica que muitas das outras disciplinas não têm, impõe desafios e regras que têm que cumprir, proporciona vitórias ao nível pessoal e coletivo, os jovens têm a sensação que são úteis, ativos e capazes de realizar algo, entre outros fatores que poderiamos apontar.

    Se aplicarmos um dos programas de desenvolvimento positivo devemos ter em consideração os seguintes aspetos:

  • Objetivos do programa;
  • O "clima" das sessões;
  • As atividades implementadas.

 

    Assim, nos objetivos temos que desenvolver os cinco "C"s que correspondem, nomeadamente ao "C" de Confiança, Competência, Conexões, Carácter e Cuidado/Compaixão.

    O clima das sessões devem ser de relação de apoio entre jovens e adulto - professor e aluno - transmissão de poder, expetativas positivas e reconhecer as oportunidades de êxito.

    Relativamente às atividades dar oportunidade a todos de participar, buscar melhoria de competências, proporcionar atividades desafiantes, ampliando horizontes, tendo em conta as necessidades dos jovens e exercitando valores.

 

    Outros programas em que o desporto é um dos meios podemos ver os seguintes:

  • Project Effort (Martinek);
  • Project Lead (Cutforth);
  • Coaching Club (Hellison);
  • Programa Educativo para la Integración Social (Durán Gonzalez et all);
  • Moral Development (Bredemeier);
  • Project Connect (Brustad);
  • Commmunity-based Project (Wright);
  • Programa Educação pelo Desporto (ASI);
  • Deporte para la Paz (Ennis).