Comunicação

 

Comunicação, por definição, significa a acção de tornar o comum a muitos. É o estabelecimento de uma corrente de pensamento ou mensagem, dirigida de um indivíduo a outro, com o fim de informar, persuadir, ou divertir. Significa, ainda, a troca de informações entre um emissor e um receptor, e a inferência (percepção) do significado entre os indivíduos envolvidos.

Já a competência social é um conjunto de acções, atitudes e pensamentos que o indivíduo apresenta em relação à comunidade, aos indivíduos em relação à comunidade, aos que interage, e a ele próprio. Há vários tipos de competências sociais, tais como dar e aceitar elogios, expressar afeto, lidar com críticas, e as carências ao nível das mesmas, que provocam dificuldades em situações de interação social (por exemplo: estabelecer novas amizades, aceitar criticas).

Dentro das competências sociais, temos ainda a assertividade, que é um comportamento que leva o indivíduo a agir no seu interesse, ou seja, é capaz de expressar honestamente os seus sentimentos, ou agir sem ansiedade excessiva. Tanto os aspectos verbais, como os não-verbais, são importantes. Já o indivíduo não assertivo contém vários não-verbais típicos, tais como uma linguagem hesitante, encolher os ombros, contacto visual evasivo, entre outros.

A comunicação não-verbal tem vários componentes linguísticos característicos, tais como: Face, olhos, gestos, postura, distância interpessoal, contacto físico, aparência pessoal. Portanto, ser-se competente a um nível linguístico não-verbal é uma condição necessária para um comportamento social competente. Já na comunicação verbal, deve-se evitar vários comportamentos existentes, nomeadamente na voz, tais como: Falar muito alto ou muito baixo, falar depressa, monocordicamente, sem objectivos ou clareza, entre outros.

 

Dentro de toda a comunicação que é possível ser feita, há ainda 4 tipos de atitudes existentes:

A atitude passiva, que tem como características, a ansiedade, insegurança, tom de voz baixo, entre outros. Por consequência, revela um impedimento da auto-revelação, por causa da má comunicação, ou até mesmo um sentimento de rancor para consigo mesmo e para com os outros;

A atitude manipuladora, que tem como características, os desejos pessoais serem mais importantes, hábil nos relacionamentos, postura de segurança, entre outros, por consequência, revela uma exploração dos outros, perda de credibilidade quando desmascarados, e uma má comunicação;

A atitude agressiva, tem como características, o tom de voz ser alto, uso de demasiados sorrisos irónicos, postura de segurança, entre outros. Já como consequências, tem uma má comunicação, pois esta baseia-se na atitude e não no conteúdo, procura agressividade nos outros, e sujeita-se ainda a violar os direitos dos outros;

Finalmente, a atitude assertiva, já revela como características, ter pensamentos e sentimentos expressos com objectividade, serenidade, frontalidade, escuta os outros activamente, entre outros. Nas consequências, distingue-se pela redução de supostas tensões de relacionamento, estabelecimento de relações de confiança, e ainda uma boa comunicação, pois esta baseia-se no entendimento mútuo.