História da Psicologia da Educação - Autores Clássicos e Contemporâneos

 

    Tarefa: Pesquisar nomes de autores que, de alguma forma, se tenham salientado no âmbito da psicologia da educação e selecionar dois, um mais clássico e outro mais contemporâneo. Fazer uma síntese e pensar na sua aplicabilidade prática dos ensinamentos desses autores. Responder: "Como é que eu, professor de educação física, poderei fazer uso nas minhas aulas do que este autor nos disse?

 

    Os autores que selecionei foram Johann Friedrich Herbart e Edward Lee Thorndike.

Johann Friedrich Herbart

 

    Nasceu em Oldenhurgo, na Alemanhã, no ano de 1776 e morreu a 1841. Trabalhou durante quatro anos como professor particular na Interlaken, na Suiça, onde ficou amigo do educador Johann Heinrich Pestalozzi. Fundou um seminário pedagógico com uma escola de aplicação e um internato, em Konigsberg. A sua teoria extendeu-se a uma legião de pensadores, dando origem a várias interpretações, até que entrou em declínio no início do século XX.

    Considerado pai da psicologia da educação, foi considerado uma das figuras mais importantes da segunda metade do século XIX e uma das quatro cabeças diretoras da pedagogia clássica dos tempos modernos.

    Baseava-se no princípio de que a mente humana apenas apreendia novos conheceimentos e só participava no aprendizado de forma passiva. Criou-se, então, o ensino herbartiano num ensino a que, atualmente, qualificamos de tradicional. Este ensino era totalmente recetivo, sem diálogo entre o professor e o aluno, e com aulas que se regiam por esquemas rígidos e preestabelecidos.

    Herbart identificou cinco etapas para o ato de ensinar, tais como, relacionar o novo conteúdo com conhecimentos que o aluno já tenha adquirido, de forma a prepará-lo para a matéria que irá ser abordada e, assim, incutir nos alunos interesse e motivação para a mesma; depois apresenta-se e demonstra-se a matéria; de seguida, para que os alunos assimilem o conteúdo recorre-se a comparações minuciosas de conteúdos abordados anteriormente; a quarta etapa define-se pela generalização, em que parte-se do conteúdo que foi aprendido recentemente para formular regras globais; e, por último, a quinta etapa que tem como pricipal objetivo dar significado e utilidade ao que se aprendeu.

    Algumas das suas obras mais importantes:

  • " Relatórios de um Perceptor ";
  • " Pedagogia Geral deduzida do fim da Educação";
  • Entre outros.

    Aplicabilidade Prática:

Na minha opinião, poderia utilizar alguns ensinamentos deste autor porque penso que seja mais fácil os alunos aprenderem, principalmente os alunos com idades entre os 5 e os 9 anos, ou seja, ensino primário, se ao ensinar determinado conteúdo faça corresponder a algo que eles já tenham aprendido ou observado, fazendo com que eles fiquem mais motivados e interessados. Contudo, não concordo de todo com os alunos aprenderem de forma passiva, em que não haja diálogo entre o professor e o aluno, pois penso que é uma ferramenta essencial para a socialização, integração e, também, motivação dos alunos para as aulas. Principalmente nas aulas de educação física este diálogo é fundamental, porque para além do professor ter que explicar como se realiza um exercício ou tática de jogo, o aluno tem que ter espaço para tirar duvídas ao professor e até dar ideias para conseguir triunfar e obter maior sucesso nas atividades propostas.

Edward Lee Thorndike

 

    Nasceu no ano de 1874, em Williamsburg, e morreu em 1949. Foi um dos primeiros psicólogos a receber toda a formação educacional nos Estados Unidos da América e estudou, também, sobre a orientação de James e começou a pesquisar sobre a aprendizagem.

    Nas suas pesquisas planeava ter utilizado crianças, porém como era proibido teve que realizá-las com animais, mais propriamente pintainhos. Improvisou labirintos, ensinando os pintainhos a percorrerem os caminhos. Mais tarde, realizou estas pesquisas, também, em gatos, peixes e macacos.

    Todavia, como não era a psicologia animal que ele queira para o seu futuro, tornou-se oprientador de psicologia numa universidade, onde estudou os problemas de aprendizagem nos seres humanos, adaptando as suas técnicas de pesquisa com animais para crianças e jovens. Assim, decidiu dedicar-se também à psicologia educacional e aos testes mentais. Escreveu, ainda, livros didáticos como, Journal of Educational Psychology.

    Thorndike desenvolveu também a lei do efeito.

    Aplicabilidade prática:

    Na minha opinião, o que este autor nos quer transmitir é que devemos mostrar aos nossos alunos os caminhos para atingir o sucesso, não só numa determinada atividade mas também na sua vida futura e no seu quotidiano, por muito controvérsios que sejam. Podemos, por vezes, ficar perdidos mas se tivermos bem "treinados" conseguimos sempre encontrar  a saída.

Netgrafia

 

Johann Friedrich Herbart. Consult. 26 de Outubro de 2011, disponível em  https://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/jf-herbart-307401.shtml.

Edward Lee Thorndike. Consult. 26 de Outubro de 2011, disponível em https://www.psicoloucos.com/Edward-Thorndike/biografia-de-edward-lee-thorndike.html