1º Momento
Tarefas
1. Quais os aspetos positivos e negativos do primeiro momento?
2.Como se deve organizar?
3. Dinamize uma atividade (10-15 minutos) em sala para o 1.º contato. Explique o porquê da escolha?
1. Aspetos Positivos: Este momento, sendo único e irreproduzível, deverá ser preparado com a devida atenção. Isto é, podemos usufruir duma série de vantagens relacionadas com esta ocasião. Perante um novo ambiente, com novos alunos, etc. temos a oportunidade para começar do zero e utilizar isso a nosso favor. Com as devidas precauções vamos deixar nos nossos alunos uma imagem que servirá de modelo para os seus comportamentos dentro da aula e pautar uma série de recomendações para o normal funcionamento da turma. Neste período de tempo, onde somos o alvo das atenções, o foco primordial, a nossa mensagem passará mais rápida e eficazmente possível. Além destes aspectos básicos, podemos usá-lo como que uma oportunidade para conhecer a turma e dar-nos a conhecer para de certa forma adequar as nossas metodologias aos factores contextuais da turma.
Aspectos negativos: No entanto, este momento pode acarretar efeitos contrários, dos em cima descritos, se não tivermos em conta determinados aspetos nomeadamente:
· A utilização da uma linguagem pouco adaptada a idade das crianças/ jovens, pouco clara e objectiva e demasiada elabora para as idades em questão;
· Uma imagem do Professor/Treinador descuidada, como por exemplo a barba por fazer ou vestuário pouco condizente com a profissão;
Fazer do 1º momento uma acção rápida e com único objectivo de “acelerar” o momento, de forma a não haver espaço para eventuais deslizes ou situações inesperadas/contratempos.
2. No planeamento do primeiro momento o professor deve ter em atenção alguns aspectos como:
· O que ambiciona transmitir e para que grupo etário se destina;
· Ter cuidado com a imagem para causar boa impressão;
· Deve elaborar um roteiro para abordar todos os aspectos que considere essenciais e não se esquecer de nenhum;
· Deve fazer uma avaliação prévia, que pode não só diminuir a ansiedade no momento, mas permitir-lhe também estar melhor preparado, aumentando a probabilidade de transmitir a mensagem aos alunos com sucesso;
· Estar atento aos tiques e a todas as “bengalas” verbais;
· Pensar nas regras que quer criar em conjunto com os alunos;
· Pensar em diversas formas de abrir canais com os alunos, no entanto sem deixar que existam abusos.
· Deve também pensar em formas que propiciem aos alunos um clima de empatia, aumentando assim os seus índices motivacionais, de concentração e interesse para as futuras aulas de educação física;
· Outro aspecto que deve ter em atenção é o local onde vai ser feito, desta forma pode adaptar-se à logística, podendo ter em conta a acústica, isto é, se vai ter de falar muito alto caso seja um pavilhão, ou se pelo contrário é uma sala e não é necessário uma projeção de voz tão acentuada.
Por último pode fazer uma apresentação em privado, frente a um espelho com uma câmara de filmar ou um gravador, para ter em atenção pequenos aspectos que ache que devem ser melhorados, ou uma apresentação em público com pessoas conhecidas, onde estes possam ver a sua apresentação dando-lhe feedbacks com o intuito melhorar.
3. Admitindo que 1º momento funciona como a rampa de lançamento, devemos fazer com que os alunos sintam vontade de voltar à aula, e ao mesmo tempo, devemos ser o mais natural possível nas ações que tomamos, não mostrando os nossos receios como educadores. Como tal, desenvolvemos uma atividade que promova a interação, o conhecimento e a sociabilização do grupo, mas que ao mesmo tempo proporcione um momento de descontração e diversão. Este jogo permite também ao professor perceber as relações existentes na turma e a presença, ou não, de alunos novos.
Nome do jogo: “Dizer nas costas”
Material: Folha de papel e canetas
Descrição: Cada aluno tem uma folha de papel colada nas costas.
Durante cerca de 10 minutos, os alunos distribuem-se pela sala escrevendo nas costas de cada colega uma característica que os defina, sem nunca a repetir no mesmo colega. Por exemplo, se nas costas da Joana tem escrito alta, olhos azuis ou bonita, eu não posso escrever nenhuma dessas características nas costas da Joana.
No final desses 10 minutos, o professor recolhe as folhas e começa a ler, uma a uma, enquanto os alunos da turma tentam adivinhar quem é o colega “subentendido”