Passado um semestre, posso concluir que através desta unidade curricular, dei sem dúvida um passo em frente na minha formação enquanto futura professora. No entanto, ainda tenho muito a aprender e melhorar nesta longa caminhada. Ao fazer uma retrospeção deste semestre penso no nervosismo que passou por mim nos primeiros dias de aulas em que tive que me dar a conhecer à turma, devido aos jogos do primeiro momento. Este aspeto é para mim muito positivo, pois foi desta forma que conheci a turma, interagi com a mesma, e simultaneamente fui perdendo aos poucos o meu nervosismo, que é o meu maior defeito. Isto foi fundamental na minha formação, porque sinto que evolui muito, aumentei a minha auto-confiança, mas não perdi a noção de que há sempre aspetos a corrigir. Outro aspeto positivo que gostava de salientar relativamente a esta unidade curricular foi o facto de termos abordado a educação inclusiva. Esta temática suscitou-me muito interesse, e na minha opinião é essencial a sua abordagem por ser um tema tão comum e com o qual devemos estar à vontade na sua aplicabilidade. É fundamental a igualdade, e devemos lutar por ela, não excluindo ninguém.

O facto de o professor ter pedido para realizar um portfólio foi uma boa ideia, pois é uma forma de termos um local com aquilo que achamos mais importante e que nos auxiliará num futuro próximo, e simultaneamente é uma forma de estudo para o exame final. Foi no entanto um projeto muito trabalhoso mas também satisfatório.

 Tenho contudo, uma critica a fazer, não sendo de todo negativa. Acho que o tema referente ao primeiro momento foi abordado em aulas a mais. Tornou-se um pouco cansativo trabalhar tanto tempo sobre a mesma temática, no entanto, tenho que admitir que se não tivesse sido desta forma, eu nunca teria conseguido ultrapassar a minha grande dificuldade em comunicar perante toda a turma.

Todos os temas foram de extrema importância, todos eles irão contribuir para a minha futura profissão docente, uns mais que outros, mas de um modo geral, todos serão fundamentais. Tenho neste momento, uma nova forma de ver as coisas, de encarar a realidade, de agir perante situações específicas nomeadamente com pessoas com necessidades especiais, tenho um à vontade diferente, mais confiante, mais desinibido.

Sei que ainda tenho um longo caminho a percorrer, pois os bons profissionais têm que estar dispostos a aprender sempre mais, mas também sei que já dei mais um passo, e aos poucos chegarei lá.

Faço apenas uma sugestão para um próximo ano que se refere aos trabalhos de grupo. O professor optou por variar o grupo a cada trabalho que realizássemos, o que compreendo pois é a melhor forma de nos conhecermos melhor e interagirmos. No entanto, foi muito difícil juntar-nos todos, pelo menos quando o trabalho tinha que ser realizado fora do horário das aulas. Desta forma, tivemos muitas vezes que arranjar alternativas para realizar os trabalhos, implicando que cada um fizesse uma parte em casa e apenas no final é que juntávamos tudo, mas assim, acabava por não ser um trabalho em grupo e não havia a interação pretendida.