Sala de aula

Última aula…

Quatro atividades foram realizadas nesta última aula, nomeadamente:

  1. Um comentário sobre aspetos positivos e negativos da unidade curricular.

Penso que de uma forma geral os aspetos positivos foram referenciados, contudo os aspetos negativos, por medo, ou apenas por não querem dizer, não foram descritos. E penso que independentemente da disciplina ter corrido bem, penso que existe sempre aspetos menos bons, a melhorar, a alterar, a adaptar, …

  1. Lançamento de frases alusivas/ relacionadas com a saúde, a que teríamos de responder se:
    1. Concordava;
    2. Concordava mas tinha dúvidas;
    3. Não concordava;
    4. Não concordava mas tinha dúvidas.

Posteriormente, havia um debate sobre o porque de termos escolhido aquela opção.

Penso que este tipo de jogos é excelente, estimulando sempre a nossa participação, opinião, capacidade de debater, de responder a outras opiniões, de refletir, ...

Um exemplo de outro jogo deste género é lançar um tema, em que um grupo representa o advogado de defesa, e outro grupo representa o advogado e ataque. Por último um elemento da turma é o moderador. Realiza-se assim, uma espécie de julgamento, mas sem júri.

 

  1. Projeto – diagnóstico

 

Ao realizar um projeto temos que corresponder as seguintes estratégias:

  • Descrever o diagnóstico;
  • Definir as manifestações, causas internas e externas e as caraterísticas individuais;
  • Periodizar:
    • Estabelecer critérios de periodização;
    • Enunciar objectivos específicos;
    • Delinear um plano de aividades;
    • Avaliar.

 

É importante em qualquer trabalho, em qualquer planeamento de atividades em que envolve um percurso a longo prazo, definir estratégias, ter um projeto.

 

 

  1. Aspetos positivos que entendemos que cada colega de turma possuí.

Como última aula, realizou-se uma atividade para saber o que cada um pensava do outro, depois de um período de trabalho em conjunto.

Apenas podiam ser aspetos positivos, uma vez que por vezes alguns alunos utilizam este tipo de jogos como meio de discriminação. E, de todo, não é isso que se pretende com este tipo de atividades.